Dicas e informações úteis

Como limpar as lentes dos óculos

Em um recipiente que caiba os óculos, dissolva um pouco de detergente liquido (lava-louças) em um pouco de água. Segure os óculos pelas hastes e mergulhe as lentes no recipiente algumas vezes. A seguir abra a torneira e passe seus óculos por água corrente. Enxugue seus óculos com lenço de papel macio.

Faça isso pelos menos 2 vezes por semana, ou quando achar que é necessário. seus óculos permanecerão por mais tempo limpos e as lentes não vão engordurar tão rápido.

Outras formas de limpeza como panos, barras de camisa, pedaços de papel, além pouco eficientes podem por danificar as lentes e entortar as hastes.





Raios UV e os efeitos nos seus olhos

Todos já ouvimos falar sobre os danos que o sol pode causar à nossa pele. Mas e à nossa visão? É igualmente vital protegermos os nossos olhos dos perigos de uma exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV).

O nosso organismo tem a capacidade de reparar e substituir as células danificadas. Contudo, a lente dos nossos olhos é uma excepção, nunca sendo substituída. Por este motivo, podem ocorrer sintomas, como as cataratas, como resultado de danos gradualmente acumulados nas proteínas dessa lente. Estes danos são, muitas vezes, causados pelos raios UV.

Uma exposição excessiva aos raios UV na sua infância é particularmente prejudicial aos seus olhos, embora seja possível que só se manifeste bem mais tarde. Os raios UV também podem contribuir para o desenvolvimento de degeneração macular relacionada com a idade – quando a região macular do olho (o centro da retina) se deteriora. O excesso de exposição solar também pode causar cancro na pele (também conhecido como melanoma) das pálpebras.



O que é Miopia?

É uma anomalia da visão que consiste em um alongamento do globo ocular. Nesse caso há um afastamento da retina em relação ao cristalino, fazendo que a imagem seja formada antes da retina, tornando-a não nítida.

Para o míope, o ponto próximo (ou remoto), que é o ponto onde a imagem é nítida, está a uma distância finita, maior ou menor, conforme o grau da miopia.

O míope tem grandes dificuldades de enxergar objetos distantes.

A correção da miopia é feita comumente com a utilização de lentes divergentes. Ela fornece, de um objeto impróprio (objeto no infinito), uma imagem virtual no ponto remoto do olho. Essa imagem se comporta como objeto para o cristalino, produzindo uma imagem final real exatamente sobre a retina.





O que é Hipermetropia?

A hipermetropia é um defeito oposto à miopia, ou seja, aqui existe uma diminuição do globo ocular.

Nesse caso a imagem de objetos próximos é formada além da retina, fazendo aquelas imagens não sejam formadas com nitidez.

A correção desse defeito é possível através da utilização de uma lente convergente. Tal lente convergente deve fornecer, de um objeto real, situado em um ponto próximo do olho, uma imagem que se comporta como objeto real para o olho, dando uma imagem final nítida.





O que é Astigmatismo?

Consiste no fato de que as superfícies que compõem o globo ocular apresentam diferentes raios de curvatura, ocasionando uma falta de simetria de revolução em torno do eixo óptico.

A correção é feita com a utilização de lentes cilíndricas capazes de compensar tais diferenças entre os raios de curvatura.







O que é Presbiopia?

Anomalia da visão semelhante à hipermetropia, que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o relaxamento dos músculos.

Porém, se a acomodação muscular for muito grande, o presbíope também terá problemas de visão a longa distância, uma vez que com a aproximação do ponto remoto, o problema se torna semelhante ao da miopia.

A correção nesse caso se dá com a utilização de lentes bifocais (convergentes e divergentes).





O que é Estrabismo?

Tal anomalia consiste no desvio do eixo óptico do globo ocular, a correção é feita com o uso de lentes prismáticas.